Tratamento

Físico, mental e espiritual.

Como funciona?

A parte inicial chama-se desintoxicação. Sem ela, nada é eficaz. Sem o dependente interromper o uso e superar a abstinência inicial, não existem fórmulas mágicas, medicação, uma boa surra, injeções milagrosas, rezas.

Assim como não adianta correntes ao pé da cama, fantasias de cura e fantasias de que você vai acompanha-lo 24h por dia ou que se mandar ele para a casa de uma tia em outro estado, e afastá-lo das “más companhias” e resolverá o “problema”. Ele precisa ficar em um lugar onde a mão dele não alcance a droga e a bebida.

É uma parte difícil para ele e pode levar 30 dias ou mais. Mesmo que ele vá e aceite uma internação, após os 4 ou 5 dias ele vai querer ir embora. Vai achar tudo ruim (a cama, a comida, a equipe), vai alegar que já entendeu o que tem que fazer, vai falar que tá curado, vai alegar que está com saudades, que tem filhos, mãe, esposa. Vai alegar que está preso (mas não vai reconhecer a escravidão que REALMENTE está), vai ficar bravo, ameaçar, chorar … tudo isso pode ser verdade, mas tem um único nome: ABSTINÊNCIA.

Para isso terá no programa vários instrumentos que facilitarão este objetivo: Ele iniciará com uma Carta de Sofrimento, onde ele, por ele mesmo, relatará como está sua vida. Terá também reuniões de sentimento, onde o grupo lida com o paciente estimulando a fala honesta de sentimentos e pensamentos. Passará por duas avaliações com 30 e 60 dias, em que o grupo de pacientes facilitado por um conselheiro, avalia como ele está se desenvolvendo no tratamento, se está enrolando, manipulando, se escondendo.

Ele também será acompanhado com sessões individuais de terapia com psicólogo no mínimo uma vez por semana.

No final do tratamento ele deverá fazer algo essencial para sua recuperação que é o Quarto Passo. O quarto passo dos 12 passos de NA/AA, é onde o paciente já desintoxicado, já mais consciente e mais desejoso de mudança, por volta dos 60 dias de tratamento, escreve um inventário de toda sua vida. Do dia que nasceu até o dia atual. Como ele vem conduzindo sua vida, como ele percebeu e sentiu sua infância e até onde ele chegou. Depois ele escolhe dois conselheiros da clínica e lê toda sua vida para eles.

Esta etapa é essencial. Mostramos que tudo que ele escreveu é passado e que a partir daquele momento a história pode ser escrita de outro jeito, de uma forma mais produtiva e mais amorosa.

Também agregamos uma parte que chamamos de espiritualidade. Não é religiosidade mas a busca e retomada de valores morais, de amor a família e a Deus, conforme cada paciente em suas crenças entende.

Envolvendo todas as etapas do programa, Física Mental, Emocional temos a laborterapia. Um simples conceito: Sujou, limpou. Conviveu, colabora com o grupo. Dormiu, arrumou. Ou seja, são os pacientes que se revezam em escalas e cuidam da limpeza da área externa, dos quartos e banheiros que usam, fazem pão, lavam a louça incluindo as panelas e cuidam de sua higiene pessoal e lavam suas próprias roupas.

Nada mais justo. Normalmente estão acostumados a receberem tudo na mão, a largarem coisas pela casa e até a reclamarem da comida, muitas vezes não contribuíram nem para fazer nem para comprar a comida. Em tratamento ele se sente responsável pela sujeira e pela limpeza.

Horário de funcionamento

24h

Endereço

Travessa Mathias lopes km 05 +60mts – Nazaré Paulista (ao lado de Atibaia)

Contato

(11) 4895-6557
(11) 97495-6866
contato@clinicasirius.com.br

CRP/SP sob o n° 4414/J